Você com certeza já deve ter ouvido falar – ou até tentado usar – a ferramenta de links patrocinados do Google, o Google AdWords. Ele é responsável por aquelas primeiras posições de resultados, ou no final da página no buscador, que são links pagos por empresas para aparecer em palavras-chave específicas. Porém, não basta estar no Adwords. É muito importante que as empresas saibam estudar o seu nicho antes de colocar uma campanha no Adwords, para não correr o risco de pagar por cliques não qualificados.
Criamos este artigo justamente por muitos clientes chegarem até nós com dúvidas sobre quanto custa anunciar no Google Adwords ou como fazer uma campanha eficiente na ferramenta, já que sozinhos não obtiveram o resultado esperado. O fato é que, com uma campanha de links patrocinados bem feita, é possível não só conseguir ficar nas primeiras posições e receber atenção dos seus clientes, como também fortalecer a sua marca. E isso tudo com um investimento que cabe no seu orçamento e de forma totalmente administrável.
Como anunciar no Google Adwords de forma eficiente? Para dar uma força em como configurar a sua campanha e colocar anúncios eficientes no Google, separamos algumas dicas essenciais. Confira!
1. Configure seus lances por localização geográfica
Você sabia que o desempenho da sua campanha no Adwords pode ter tudo a ver com a forma ela está ajustada por localização? Por isso é tão importante entender como segmentar uma campanha por região corretamente e também analisar o desempenho da campanha em cada localidade para poder ajustar a campanha de acordo, caso necessário. Outro ponto importante que leva a localização em conta é, por exemplo, você comercializa um produto ou serviço apenas em loja física. Se você tem uma academia em Belo Horizonte, não faz sentido anunciar planos promocionais em São Paulo, mas talvez valha a pena investir em cidades vizinhas. Muita atenção portanto, na hora de criar a campanha. Dedique um tempo para segmentar por localidade de acordo com o seus produtos/serviços e público-alvo.
2. Atenção ao número de palavras por anúncio
Entenda: na internet, menos é mais SEMPRE! Quanto mais rápidamente o seu cliente bater o olho e entender a proposta do seu anúncio, mais eficiente ele vai ser. Colocar o máximo de palavras-chave (existe um limite de caracteres) não é necessariamente a melhor estratégia. Para se destacar, vale mais a pena fazer diversos grupos de anúncios com uma quantidade menor de palavras-chave em cada um. Assim você consegue segmentar melhor a sua campanha e analisar os resultados que tendem a ser mais assertivos e gerar mais conversões.
3. Inclua palavras-chave no texto do anúncio
Para conseguir bons resultados o ideal é incluir palavras-chave não só no título do anúncio, mas também na descrição e no corpo do texto. Isso aumenta consideravelmente a relevância do anúncio, o que facilita a indexação pelo buscador, aparecendo com mais destaque para o seu público. Ou seja, além do Google considerar seu anúncio mais relevante, fica mais fácil para o usuário identificar. Outra dica legal é focar nos nichos do seu segmento. Procure fazer anúncios e buscar termos relevantes ao Universo da sua empresa, porém, que não tenham grande concorrência quanto ao número de buscas.
4. Teste e monitore as suas campanhas Adwords
Ao fazer uma campanha no Adwords, um dos erros mais recorrentes é criar uma campanha de links patrocinados e depois “esquecer” que ela existe. A internet é muito dinâmica, assim como as buscas e a maneira como o consumidor se comporta; sendo assim, é importante estar sempre revisando as palavras-chave e os anúncios para ver o que está ou não convertendo e fazer os eventuais ajustes.
Criar diversos anúncios é uma das ferramentas existentes na plataforma e que te ajudam a visualizar o que funciona melhor ou pior. Teste assim diferentes textos, abordagens, links e palavras-chave antes e durante a campanha. É importante estar sempre monitorando as métricas e rendimento das suas campanhas e anúncios, para investir de forma mais eficiente e conquistar mais resultados.
5. Buscas para usuários móveis
Outra ferramenta útil no Adwords é a possibilidade de configurar campanhas para dispositivos móveis. Isso ajuda muito no momento da conversão, especialmente no caso de links diretos de chamada, por exemplo. ao invés de colocar um “saiba mais” no anúncio, um “ligue agora” e o número de contato pode ser muito mais eficiente.
6. Estude as palavras-chave negativas
Sabe as palavras-chave negativas? Elas servem para você excluir resultados de busca que não tem a ver com a sua marca, serviços ou produtos. Ao marcar uma palavra-chave com negativa, você faz com que o seu anúncio não seja exibido para quem estiver buscando com alguma delas. Por exemplo, no caso da academia, uma busca como “musculação grátis” é uma palavra-chave negativa e não faz sentido estar na sua Campanha. Assim, revisar sempre como as pesquisas estão sendo feitas e o as que levam ao seu site/anúncio é importante para economizar e não queimar cartucho com buscas que não vão gerar conversão.
7. Defina um orçamento diário corretamente;
Uma dica interessante é manter o orçamento diário um pouco mais alto que o recomendado pelo Google. Isso porque um orçamento baixo fará com que seu anúncio seja menos exibido, assim, mantendo um valor um pouco acima do indicado faz com que ele apareça mais vezes. Lembrando sempre que você pode – e deve – limitar o quanto quer gastar na campanha do Adwords. Daí novamente a importância de sempre revisar palavras-chave, segmentação e limites.
Colocando essas dicas em prática e tendo sempre em mente o seu objetivo e público-alvo é possível ter uma campanha incrível no AdWords, trazendo resultados importantes e melhorando o posicionamento do seu negócio. Ficou com dúvida, achou complicado ou não sabe por onde começar? Vem falar com a gente que te ajudamos a configurar e gerir sua campanha.